Sociedade Taoísta
Histórico
A Sociedade Taoísta é uma instituição sem fins lucrativos, que tem por objetivo preservar e difundir os ensinamentos do Taoísmo em todas as suas formas de expressão – filosofia, religião e artes de sabedoria – contribuindo para o aperfeiçoamento espiritual dos frequentadores.
Fundada em 15 de janeiro de 1991 pelo Mestre Wu Jyh Cherng (1958-2004), na cidade do Rio de Janeiro, a Sociedade Taoísta representa a Tradição e os ensinamentos trazidos pelas principais linhagens clássicas. Mestre Cherng trouxe para o Brasil esse puro conhecimento, adquirido junto aos mais representativos mestres iluminados vivos. Os ensinamentos provém de várias fontes e linhagens, mas a principal delas é a Ordem Ortodoxa Unitária, a Tradição Zhēng Yì.
Em março de 2002, a Sociedade Taoísta inaugurou um segundo templo, na cidade de São Paulo, estendendo à capital paulista um espaço adequado para a prática e estudo do Taoísmo, sua filosofia e artes e sabedoria.
Com a passagem do Mestre Cherng, em 11 de setembro de 2004, a Sociedade Taoísta teve como mestre regente, entre 2004 e 2021, o sacerdote Hamilton Fonseca Filho.
Em 2021, o sacerdote taoísta Wagner Canalonga, que já liderava às atividades da Sociedade Taoísta em São Paulo, assumiu a regência da Sociedade Taoísta em nível nacional.
Atualmente, os grupos de São Paulo e Rio de Janeiro mantêm atividades periódicas.
